Tecnologia da Informação, Contabilidade, Planejamento Tributário, Gestão Empresarial, Rastreabilidade, Escrituração Digital

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O grande desafio para as empresa em face do SPED Fiscal

Menciona-se que os Projetos do SPED, principalmente a Escrituração Fiscal Digital - EFD ICMS/IPI, são totalmente dependentes de softwares adequados e de uma infraestrutura que corresponda às expectativas de cada um dos subprojetos. Neste sentido, algumas empresas têm buscado soluções em softwares, imaginando que apenas isso bastaria para a geração de seus arquivos digitais. Elas não se atentam à importância quanto à dos registros, que se dá por meio de rotinas das equipes administrativas. 

É evidente que recursos de natureza tecnológica, como sistemas informatizados, bancos de dados integrados, internet de boa velocidade, certificados digitais, servidores de backups, dentre outros, são de suma importãncia. Entretanto, o fator pessoal, em especial, quanto ao nível de conhecimento dos profissionais envolvidos no processo, deve ser levado em consideração pelas empresas. 

O momento pede uma evolução no perfil das equipes de trabalho, principalmente as administrativas. O profissional precisa ter habilidades multi-disciplinares. Ele precisa não apenas conhecer e entender sobre controles de estoques, rotinas de carregamento, expedição, faturamento, compras, controles de contas a pagar e receber, dentre outras que são específicas de suas rotinas de trabalho. 

Se faz necessário que a evolução em detalhes que envolvem a identificação dos documentos fiscais, quanto à CFOP, alíquotas, CST e cálculos de impostos, que até então poderiam ser atribuições exclusivas das equipes de contabilidade e escrita fiscal.

A convergência de tais conhecimentos, administrativo com fiscal/contábil, é exigência para  as equipes internas. Deve-se investir em capacitação e desenvolvimento de habilidades. Em um último caso, o setor de contabilidade deve ir para o núcleo administrativo, treinando e orientando os profissionais que serão responsáveis pelos procedimentos de documentação e registros de documentos, principalmente os de entrada. 

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