É evidente que recursos de natureza tecnológica, como sistemas informatizados, bancos de dados integrados, internet de boa velocidade, certificados digitais, servidores de backups, dentre outros, são de suma importãncia. Entretanto, o fator pessoal, em especial, quanto ao nível de conhecimento dos profissionais envolvidos no processo, deve ser levado em consideração pelas empresas.
O momento pede uma evolução no perfil das equipes de trabalho, principalmente as administrativas. O profissional precisa ter habilidades multi-disciplinares. Ele precisa não apenas conhecer e entender sobre controles de estoques, rotinas de carregamento, expedição, faturamento, compras, controles de contas a pagar e receber, dentre outras que são específicas de suas rotinas de trabalho.
Se faz necessário que a evolução em detalhes que envolvem a identificação dos documentos fiscais, quanto à CFOP, alíquotas, CST e cálculos de impostos, que até então poderiam ser atribuições exclusivas das equipes de contabilidade e escrita fiscal.
A convergência de tais conhecimentos, administrativo com fiscal/contábil, é exigência para as equipes internas. Deve-se investir em capacitação e desenvolvimento de habilidades. Em um último caso, o setor de contabilidade deve ir para o núcleo administrativo, treinando e orientando os profissionais que serão responsáveis pelos procedimentos de documentação e registros de documentos, principalmente os de entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.