Tecnologia da Informação, Contabilidade, Planejamento Tributário, Gestão Empresarial, Rastreabilidade, Escrituração Digital

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Qual Certificado Digital deve ser utilizado para NFe

Existem três tipos de certificados digitais que podem ser utilizados para atividades ligadas ao SPED, onde temos a opção pela aquisição do eCNPJ, eCPF e ePJ para NFe.

O e-CNPJ é um certificado digital que atende perfeitamente aos padrões técnicos do projeto nacional do SPED, não existindo qualquer impedimento técnico para sua utilização. Contudo, ele é a identidade digital da empresa e necessita de certa segurança. Além disso, é utilizado para outras operações na organização, dentre elas os serviços eletrônicos realizados com aplicativos da Receita Federal do Brasil.

Por conta desta necessidade de segurança, além de evitar uma situação na qual, ao mesmo tempo, os setores de contabilidade e faturamento podem precisar do certificado digital para suas operações, muitas empresas tem adquirido o certificado digital específico para NFe. Não se trata, portanto, de outro eCNPJ, mas sim do ePJ Multiplo.

Atualmente, as Autoridades Certificadoras oferecem certificados digitais do tipo ePJ-Múltiplo como Certificado Digital para NF-e.

Cabe a cada empresa avaliar se realmente se faz necessária esta aquisição ou se, em decorrencia de um movimento menor, se haverá a possibilidade de usar o mesmo certificada para várias atividades.

Nossa opinião, é pela aquisição dos dois tipos de certificados, cada qual reservado para sua função específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.