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terça-feira, 18 de agosto de 2009

RFID - Nova tecnologia para identificação de produtos e materiais

"Além da homogeneidade de moedas, mercados e formatos para transmissão de dados, nota-se ainda no meio empresarial global a aplicação de padrões internacionais para identificação de produtos, principalmente em relação à cadeia de suprimentos.
 
De tal necessidade, nasceu a identificação gráfica EAN-UCC (conhecido popularmente como Código de Barras), que, desde sua origem, trouxe inúmeros benefícios às empresas, proporcionando agilidade e eficiência, principalmente em relação a controles de estoques e automação de vendas.
Atualmente, uma nova tecnologia para identificação, traz a promessa de revolucionar os atuais métodos de controle. Trata-se do EPC-Eletronic Product Code, ou traduzindo, Código Eletrônico do Produto, onde se faz necessária a leitura da embalagem, como o que acontece com o código de barras; Ela é realizada pela tecnologia RFID-Radio Frequency Identification (Identificação por Radio Freqüência)
Ate então, o conceito é simples, pois tal identificação é realizada mediante leitura de uma etiqueta inteligente (smart tag) que fica afixada à embalagem do produto. Tal etiqueta é composta de uma antena e um chip no qual estão contidas várias informações sobre o item, como código EPC, lote de fabricação, origem da mercadoria, preço, dentre outros dados. 

A tecnologia RFID, já está se fazendo presente no dia a dia das pessoas em todo mundo, e de forma muito especial também nas organizações. No cenário internacional ela já está sendo utilizada para identificação de pacientes em hospitais, automóveis em rodovias, bagagens em aeroportos, passaportes e principalmente em produtos industrializados. Este último traz consigo, no que diz respeito ao aspecto corporativo, uma eficiência considerável quando se trata de controles de estoque, logística e transportes. 

No Brasil elas já são utilizadas em praças de pedágio, através do sistema Sem Parar, no qual é proporcionada economia de tempo para o usuário, pois este não tem que passar pela cancela. A cobrança da tarifa é enviada posteriormente para o proprietário do veículo.
 
No segmento varejista, o Grupo Pão de Açúcar incluiu as etiquetas inteligentes na adega de seu supermercado high tech, inaugurando ha alguns meses no Shopping Iguatemi, na cidade de São Paulo.
 
Entretanto, as aplicações no varejo ainda são raras, pois dependem da identificação de todos os produtos com a tecnologia RFID, o que precisa ser feito pelos próprios fabricantes, que para atender às exigências de algumas redes de supermercados, estão gradativamente colocando estas etiquetas em seus produtos. É o que tem acontecido, por exemplo, nos EUA com os fornecedores da Rede Wal-Mart e na Alemanha com a Rede Metro.

No Brasil, estas adequações exigidas pelo Wal-Mart, fizeram com que muitas empresas nacionais mobilizassem seus setores de pesquisa e desenvolvimento, a fim de propiciar a atualização tecnológica em relação ao uso de RFID. Podem se destacar neste contexto, as ações de algumas empresas, como a Unilever, que iniciou alguns projetos, tendo em vista exigências de médio prazo, por parte de seus clientes. O uso de RFID se iniciou em seus centros de logística e distribuição, e foram reforçados pelas grandes possibilidades de aumento de produtividade, ganhos de tempo, otimização de mão de obra e principalmente garantia de informações.
 
Já em relação ao Boticário, os investimentos não apresentaram um retorno significativo no início das operações, exigindo cautela por parte da administração, já que a implementação desta tecnologia é de custo elevado e os retornos não se justificaram no inicialmente.
 
O Grupo Pão de Açúcar por sua vez, encarou a aplicação de investimentos nesta tecnologia com bastante seriedade, reforçando a necessidade generalizada de envolvimento e capacitação, para que os impactos deste processo sejam entendidos por todos."
 
Em breve, postaremos maiores informações sobre estes assuntos, apresentando suas devidas aplicações para produtos e processos nas Indústrias de Laticínios.
 
 
 
Texto extraído de trabalho de pesquisa elaborado e apresentado por Eliton Luiz de Assis, Renan Almada Barros, Lazáro Luiz Lazaroni de Freiras e Raul Otaviano Araújo Neto, em relação à atividades do Curso de Administração da Faculdade de Minas - FAMINAS, em junho/2008.

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